quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CATTLEYA LABIATA






A Cattleya labiata é a espécie mais conhecida e procurada pelos orquidófilos pela sua beleza, variedade, perfume e de fácil cultivo, adaptando-se a locais mais diversos e a tipos variados de substratos. Ganhou notoriedade como sendo a RAINHA DO NORDESTE, justamente por se destacar das demais Cattleya. Descrita inicialmente por John Lindley, em 1821, com sendo Cattleya labiata var. autumnalis ou simplesmente Cattleya autumnalis.

Vegeta a uma altitude que varia de 500 a 1000 metros de altitude, nos Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Ceará, a uma temperatura média de 22ºC, oscilando para menos na estação chuvosa e para mais na estação seca. "A umidade relativa anual é em torno de 70%. As noites são úmidas, com forte concentração de neblina e queda de temperatura" (L.C. Menezes - Cattleya labiata Autumnalis).

Orquídea unifoliada, de pseudobulbos subclavados, variando de 7 a 20 cm de comprimento. Suas folhas variam de 10 a 25 cm de comprimento por 4 a 8 cm de largura, dependendo da distribuição geográfica. Embora a maioria das folhas encontradas sejam oblongas, algumas se apresentam de forma pequena e arredondadas. Suas flores variam de 12 a 18 cm de diâmetro, de um perfume intenso e inconfundível no período da manhã. As variedades são muitas, citando apenas algumas: semi-alba, amena, concolor, coerulea, rubra, entre outras.

Suas flores, de beleza exulberante, surgem com o término da primavera até o início do outono (março), conforme sua distribuição geográfica e condições climáticas.

Fonte: http://orquidarioterradaluz.blogspot.com





Essa ultima foto é um cruzamento de violacea com labiata.

domingo, 17 de outubro de 2010

Paphiopedilum


Paphiopedilum é um dos mais belos gêneros de orquídeas do planeta. Com seu labelo muitas vezes avantajado, é uma planta que impressiona pela beleza e forma. De crescimento monopodial, costuma florir uma vez ao ano quando adulto. Requer local de luminosidade moderada, em torno de 40-50% e regas a cada dez dias.

Suas flores têm grande resistência, podendo se manter saudáveis por longos períodos.

Geralmente são terrestres, mas em alguns casos epífitas. O hábitat comum desta planta é geralmente o chão da floresta, com luz filtrada pela copa das árvores.



Iniciantes no cultivo de orquídeas devem encontrar dificuldades. As flores são incomuns até para uma orquídea, e suas folhas e botões florais podem demorar bastante para crescer.

De modo geral as florações deste gênero são muito bonitas e peculiares. É preciso conhecer a fundo as espécies para encontrar as condições ideais de umidade, luz e temperatura. Não é por acaso que esta planta tem tanto prestígio entre os cultivadores internacionais.

ALGUMAS DAS MINHAS VANDAS

As vandas são orquídeas monopodiais, tem crescimento lento e são originarias da Ásia e tem um alto preço no mercado nacional, da plantas simples' são com certeza as mais caras.
De um forma geral, as vandas gostam de locais com alta luminosidade e umidade. Costuma florir no sexto ano de idade e a partir da primeira floração podem florescer até quatro vezes por ano.












As minhas vandas adultas estão todas em cesta plastica  e em cachepot de madeira sem substrato, suas raizes ficam livres e costumo molhar três vezes ao dia, pegam boa luminosidade e boa ventilação, costumo adubar semanalmente. 80% das minhas vandas foram compradas no vandário mokara do Eduardo, quem quer qualidade eu recomendo.