A Laélia Purpurata é uma espécie típica da Mata Atlântica, das regiões sudeste e sul do Brasil, e considerada a mais nobre e perfumada das orquídeas brasileiras.
A Laelia Purpurata é um item quase que obrigatório para todo orquidófilo. É linda e suas cores chamam atenção principalmente pela intensidade. Destaca-se por sua variedade de cores e por seu perfume inconfundível.
Este gênero é estreitamente relacionado com o gênero Cattleya. A diferença principal entre as Laelias e as Cattleyas é que as Laélias têm oito polínias em cada flor, e as Catléyas têm quatro.
A floração da Laelia purpurata acontece em novembro, dezembro e janeiro e dura de 25 a 30 dias. Em cada haste florescem 5 ou 6 flores, que só voltam no próximo verão. Possui labelo proporcional e pétalas com um colorido único, seja na cor púrpura, que lhe rendeu o nome, ou em outras tonalidades e detalhes – como a Laelia purpurata striata, caracterizada pelas estrias na textura externa das pétalas, ou a Laélia purpurata alba, que apresenta pétalas, sépalas e labelo totalmente brancos.
Não tem o cultivo muito fácil , por ser uma planta que requer muita umidade e temperaturas até 30°, pois é original do estado de Santa Catarina.
Foi descoberta por François Devos em 1847, que a encontrou em abundante quantidade no litoral da então Província de Santa Catarina, era exportada para Inglaterra, Italia, França e Belgica.
Em 1983 o governador Esperidião Amin assinou o Decreto n. 20.829 que “Identifica o taxon Laélia Purpurata Lidley variedade purpurata como Flor Símbolo do Estado de Santa Catarina”.